terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fruto do Espírito - Alegria


"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." Filipenses 4.4


Você pode ler a introdução da Série Fruto do Espírito clicando aqui.


Alegria ou Felicidade?

No filme À Procura da Felicidade (2006), o personagem Chris Gardner (Will Smith) diz após muito sofrimento e tristeza, em um momento onde consegue sorrir e ter esperança: "Essa parte da minha vida, essa pequena parte, chama-se felicidade". Vamos ficar com essa definição, okay? Felicidade será então uma pequena parte de sentimento que te faz sorrir. Será que a alegria de Filipenses 4.4 é o mesmo que a felicidade de Chris Gardner? O próprio versículo dá umas dicas pra gente. Nele, Deus diz pra gente se alegrar sempre, logo, significa que essa alegria não é um sentimento passageiro. A segunda coisa curiosa é que o texto não fala isso como uma dica, pedido ou conselho, mas como uma ordem que deve ser cumprida em qualquer situação, então essa alegria não é encontrada apenas em momentos porque senão a ordem não poderia ser cumprida sempre. Outra coisa é que a Bíblia não iria nos ordenar a buscar alegria se isso significasse buscar um sentimento que pode vir por meios ilícitos,ou seja, essa alegria só é encontrada em "fontes limpas".

Por exemplo: Valentões que riem às custas dos mais fracos... são alegres desse jeito? Pessoas fora de si pelo efeito do álcool... são alegres de verdade? E quanto a você? Você se sente mais alegre depois de ouvir uma piada obscena? Sua alegria é conquistada sem se importar com os outros? Se sua resposta foi sim para alguma dessas situações, não tema! Neste artigo, começaremos uma jornada pela Verdadeira Alegria.


Ainda sobre Felicidade

Como concordamos, felicidade é aquele momento que nos faz ter esperança, certo? É o que o Pregador Luo chama de Tempos Bons. São situações que nos fazem bem e nos deixam mais pra cima, que colocam um sorriso em nosso rosto e gravam em nossa memória boas lembranças. Mas essas lembranças ainda não são tudo, não chegam nem perto da alegria permanente que estamos procurando. Vamos aos exemplos: Momentos de risadas com pessoas que te fazem bem trazem alegria? E assistir a bons filmes de comédia saudável, te faz uma pessoa feliz? Sim? Não? Sinhão? Nãoim? É aí que está a pegadinha. Se a nossa felicidade se baseia nisto, seremos infelizes quando isto nos for negado. A alegria a que me refiro é aquela que te faz sentir gratidão pela vida, mesmo nos momentos que não promovem alegria.

Meus queridos, confesso que estou em um momento desses, em que me alegrar com essa definição acima tem sido uma missão impossível. Mas, de algum modo, eu estou alegre em meu espírito. A mente pode estar em guerra contra si mesma e a alma, lutando contra sentimentos de tristeza e abatimento; mas o espírito se alegra e se nega a soltar as pontas! Quer saber o segredo de um espírito constantemente alegre? Deixa eu compartilhar com você o que o Espírito Santo está me ensinando nesses dias.


OS AMIGOS DA ALEGRIA

Gente, tenho aprendido tanta coisa sobre alegria que quase desisti de escrever! Estou pensando em fazer um livro sobre isso, o que vocês acham? Mas preciso compartilhar com vocês pelo menos o básico. eu acredito que existem três fontes básicas de alegria. Em TODAS ELAS você precisará do Espírito Santo pra se sentir verdadeiramente alegre. São elas:

1. Relacionamentos
A primeira coisa que eu percebi foi isso: pra ter uma alma alegre, eu não posso ficar sozinho comigo mesmo. Amizades saudáveis, momentos em família e momentos a sós com Deus podem fazer a diferença entre um estado de alegria intensa ou de tristeza profunda. Mas cuidado! Às vezes amigos que só te fazem rir e "esquecer" seus problemas estão apenas adiando o problema. E amigos que te aconselham muito, mas não de acordo com a Palavra, podem te fazer abandonar seus princípios. O meu conselho? Fale mais com Deus, priorize sua família e participe de uma célula de cristãos sinceros. É alegria garantida!

2. Entretenimento
Outra coisa que aprendi foi a olhar bem onde tenho buscado alegria e prazer. Um entretenimento saudável pode alegrar seu espírito, mas certos tipos de diversão vão trazer apenas mais sofrimento e confusão. Existem bons filmes saudáveis no mercado. São raríssimos, mas se você procurar, vai achar. Livros são outra fonte incrível de prazer e alegria. Sair para brincar de boliche, futebol... Podem ser entretenimentos saudáveis. Mas fuja de filmes com linguagem vulgar, filmes de terror ou com conteúdo extremamente violento ou vulgar e do chamado "besteirol". Esse tipo de alegria e prazer não vai te fazer uma pessoa mais feliz ou satisfeita. O meu conselho? Lembra do Senhor em tudo o que fizer, saia para lanchar com amigos ou pra umas partidas de UNO ou Imagem&Ação (e me convide), sempre na presença de Deus, e participe de uma célula de cristãos sinceros. É alegria garantida!

3. A Bíblia
A coisa mais coisada que aprendi foi que ler a Bíblia pode te fazer feliz! Siiiim! Cara, Deus é um Deus de amor. Se você passar a ler a Bíblia e pedir que Deus fale contigo, pode ter certeza: Ele vai falar. E sabe o que Ele vai dizer? Que te amou de tal maneira que deu Seu filho unigênito para que você não morra, mas tenha a vida eterna. Você vai descobrir que Deus te perdoa agora mesmo se você quiser porque as misericórdias d'Ele duram para sempre. Vai descobrir que existem promessas maravilhosas pra você, basta você crer! E diante de tanto amor, seu reflexo automático vai ser de sorrir e agradecer. O meu conselho? Priorize a Bíblia em sua rotina diária, ore sempre pedindo que o Espírito Santo fale com você através dela e participe de uma célula de cristãos sinceros. Eles são apaixonados por esse Deus e vão te ajudar a entender o que a Bíblia fala.


LUTANDO CONTRA A DEPRESSÃO

Não é a primeira vez que olho esse demônio nos olhos (você pode conferir no meu testemunho), e nunca mais tinha passado a tão poucos passos desse abismo. Mas agora é muito diferente. Pois estou acompanhado de um Amigo. Se você quiser saber como ajudar um amigo com sinais de depressão ou que está se afastando, recomendo o artigo "Mas... E se eu cair?".

Depressão, meus queridos, é um lugar sem luz. Um lugar onde você fica preso consigo mesmo, onde nenhum de seus pensamentos é confiável e nenhum de seus sentimentos te ajudam. Se você para por um segundo pra encarar a você mesmo, seus pensamentos saem do teu controle de tal modo que você quase perde a noção do real e do fantasioso. Você não pode ficar sozinho, mas ficar sozinho é tudo o que você quer. Como se alegrar quando a depressão tenta, com todas as forças, arrombar a porta do teu ser e te fazer enlouquecer? Existem alguns cuidados que você pode e deve tomar quando estiver se sentindo próximo da depressão:

1. Nunca se isole. Por mais que você queira.
E eu repito mais mil vezes: MUITO CUIDADO COM AS AMIZADES! Uma má companhia pode te jogar ainda mais pra baixo ou te levar ainda mais pra longe de Deus. Procure quem te dá bons conselhos, quem demonstra que quer te amar, proteger e cuidar. Todos têm alguém que se importa. São pessoas que Deus dá de presente pra te fazerem companhia (não as ignore).

2. Não jogue "vinagre sobre feridas" (Pv. 25.20)
Isso quer dizer que você deve evitar coisas que toquem onde dói sem a intenção de curar. Se você está sofrendo por um romance que não deu certo, evite músicas e filmes românticos. Se está abatido pela perda de alguém, evite filmes de drama e músicas que te fazem pensar naquilo constantemente. Não fique lambendo sua própria ferida. Bola pra frente! Cabeça erguida!

3. Não ignore o problema, mas não o superestime
Não finja que está tudo bem quando não está, mas lembre-se que lamentar não vai fazer as coisas mudarem. Se esse artigo está falando profundamente com você, é porque Deus quer te livrar da tristeza e encher seus dias de uma alegria sem explicação! O problema é real e pode ser gigante, mas Deus é maior e vai te mostrar isso. Meu amigo, minha amiga, volte a sorrir de verdade. Você não precisa mais ficar presa na acusação, na mágoa, no rancor... Um Homem pagou o preço em uma cruz pela tua alegria, chorou gotas de sangue pra você poder experimentar a maior alegria que você pode imaginar! Tome uma atitude!

4. Procure ajuda
Se você já está em depressão ou se está vendo sintomas que indiquem isso, procure ajuda. SEMPRE procure ajuda. Por favor, por favor me escute: você não precisa passar por nada sozinho(a). Claro que muitas coisas, você mesmo(a) terá de decidir, mas até mesmo nisso, pessoas (de Jesus) podem te dar bons conselhos, te dar seus ombros, orar por você. E acredite, isso é muito.

5. Renda-se ao Espírito Santo, seu Melhor Amigo
Se você se decepcionou com uma amizade, sua tendência é dizer que não existe ninguém que se importe com você. Mas existe. Quando Judas traiu Jesus com um beijo, Jesus perguntou: amigo, a que vieste? É claro que Jesus sabia o que ele tinha ido fazer. Agora eu te pergunto Judas era amigo de Jesus naquele momento? Era? Será? Eu te digo que sim, ele era. Por um simples motivo: porque Jesus disse que era. Não importa o que você esteja passando ou fazendo, Jesus está disposto a ser seu Melhor Amigo e Ele fará isso através do Espírito Santo.

5.1. Seja cheio(a) do Espírito Santo
A Bíblia mostra o vinho como um sinal de alegria e o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. A Bíblia muitas vezes compara o Espírito Santo com água. Eu acredito que quando Jesus mandou os carinhas encherem os jarros com água, Ele na verdade estava nos ensinando que para termos o vinho (alegria), precisamos da água (o Espírito Santo). Paulo fala: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito". Por que ele fez essa comparação? Porque o vinho pode te dar uma sensação de alegria momentânea, mas o Espírito garante uma alegria sóbria, sincera e profunda, a qualquer hora do dia! Alegria maior que a de bebidas! É sério, Ele faz isso mesmo.


ORAÇÃO FINAL

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Até eu fiquei com preguiça de ler tanto. Mas tenho que te dizer que nada do que eu contei pra vocês vai ter o mínimo valor se o próprio Deus não confirmar essas verdades com cada um de vocês pessoalmente, por isso deixarei uma oração. Aconteceu uma coisa interessante agora: estou terminando de escrever esse artigo e chegou por SMS uma oração prontinha sobre alegria! Fale com Deus através dessa oração, mas lembre-se que é apenas um esquema. Use suas próprias palavras.

"Querido Deus, ajude-me a resistir às coisas que esgotam minha alma ou minimizam minha força. Enche-me da paz, da esperança e da alegria que vem de Ti, de modo que transbordem de mim para os outros. Eu Te louvo por quem Tu és e Te agradeço porque, enquanto faço isso, Teu Espírito derrama nova vida sobre mim. Enche-me novamente de Teu Espírito hoje e tira de mim toda falta de esperança. Amém!" Por Stormie Omartian.

Querido, querida, eu realmente desejo que estas palavras tenham falado contigo tanto quanto têm falado comigo, e oro pra que a sua alegria seja completa. Preciso dar um último conselho: fuja do egoísmo. Se você buscar a própria alegria sem se importar com quantos irão se machucar por isso, você não alcançará a verdadeira alegria.


A todos os que precisarem de ajuda, me coloco à disposição. Deixem seu comentário abaixo (pode ser anônimo) falando um pouco de você e de como esse artigo te ajudou. E alegre-se! Por que? Porque você pode! O Espírito gera esse fruto. Um forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)