terça-feira, 19 de novembro de 2013

Previsão do Tempo: Céu Azul


Sempre vi o céu de um modo especial. A Lua, as estrelas, o próprio Sol e até mesmo as nuvens brancas. Nuvens que, às vezes, eram como ovelhas atravessando o céu, outras vezes como desafios à nossa imaginação, apresentando-se como uma tartaruga, um pirata, uma cozinheira segurando uma panela e colher de pau, um tubarão navegando na imensidão azul-celeste... E o modo como Deus faz com que tudo funcione como deve ali, onde minha mão não alcança, e tudo acontecendo em perfeita harmonia, me encanta. Tudo isso me fascina desde muito tempo, talvez desde sempre.

Mas alguém, a uns dois anos atrás, me chamou a atenção para a beleza do céu azul. Lembro do dia, da ocasião, do meu estado de espírito: feliz! E me disse: sempre olho para o céu quando venho aqui, mas nunca o vi tão azul, tão limpo! Parece que Deus desenhou este dia. De fato, Ele o havia escrito. Desde lá, passei a observar o céu diariamente. Foi então que nasceu o artigo sobre a Lua e a Estrela, e alguns poemas pra Deus, e agora este artigo.

Há muitos dias eu levanto os meus olhos e não vejo um céu azul, apenas nuvens carregadas e sem beleza que não deixam dúvidas: entramos no inverno. Aquele céu que me trazia esperança, aquele que me dizia sem palavras que "Deus fez este dia pra ser perfeito", agora já não está ao alcance dos meus olhos limitados. Em algum lugar da minha mente eu blasfemava sem perceber, dizendo "Deus deve ter tropeçado numa lata de graxa e a derramou na lata de tinta das nuvens brancas. Por isso estes dias de sombras e chuvas. Deve ter sido um 'acidente' de Deus." Não me atentava para o fato de que também é Deus quem desenha as nuvens negras. Nesses dias tenho aprendido a enxergar a beleza das coisas aparentemente feias. Existe uma beleza além dos olhos, existe uma beleza nas nuvens negras.

Em busca de explicação para essas tempestades "sem fim", fui até Deus. A Bíblia abriu meus olhos para ver que é Deus quem muda o tempo e as estações (Dn. 2.21a) e isso me forçou a ver o que não via: as coisas não saíram do controle, Ele sabe o que está fazendo. É necessário que o tempo feche de vez em quando. Certas árvores só florescerão e alcançarão o auge de seu esplendor após longas temporadas de chuvas impiedosas. Algumas paredes precisam rachar com os ventos pra sabermos que é hora de colocar um alicerce mais profundo.

Há um propósito nas tempestades. Existe uma beleza nas nuvens negras. Os ventos irão desferir socos violentos, eu sei, os trovões farão a terra tremer com seus gritos. E a garota do tempo avisa: previsão de céu nublado, seguido por ventos tempestuosos e fortes chuvas nos próximos dias. Mas o SENHOR do Tempo vai além e dá uma previsão definitiva:

E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
Gênesis 9:14-15

Tempestades sempre passam, é promessa de Deus. Elas deixarão um rastro de prejuízos, alguns que nunca serão recuperados, mas nunca serão eternas porque essa é a promessa de Deus. E quando passarem, surgirá o arco da aliança, e o céu mais azul que você nunca viu, materializando todos os vestígios de esperança que você não permitiu morrer. Então você irá reconstruir, irá se reconstruir e verá que essa tempestade te tornou mais forte, mais firme, mais santo(a), mais belo(a). Existe uma beleza nas nuvens negras. Então aprenda a confiar no SENHOR do Tempo antes mesmo de a tempestade passar; e pode ter certeza que ela vai passar! É a promessa de Deus.



4 comentários:

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)