sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brilha, estrela! Brilha!


“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como estrelas no mundo.” Filipenses 2.15

Sou apaixonado pela Lua e sempre gostei de falar que devemos ser como a Lua e apenas refletir a glória do Sol que é Jesus. Eu nunca entendi claramente por que Deus não adicionou um exemplo tão perfeito, tão adequado, tão lindo (é, eu amo a Lua...) na Bíblia. E um texto que eu nunca tinha lido antes era este de Filipenses 2.15.



A primeira vez que ouvi algo do tipo foi com a música “Brilharei”, do Livres, que diz:

Senhor, eu vi Tuas estrelas a brilhar
Brilhar pra Ti
E me chamas pra brilhar também...
Brilharei como as estrelas que estão no céu
Ao lançar Tua verdade na escuridão
Viverei pra Tua glória
Cristo, viverei pra Tua glória.

A letra completa é linda e você pode conferir no clipe abaixo. Mas mesmo com toda a poesia e verdade contidas nessa música, eu ainda me recusava a me ver como uma estrela. Parecia coisa de gente orgulhosa. Depois disso veio o Celebrai Jesus 2011, um espetáculo natalino lá da minha church, onde eu me meti no coral e dei uma de cantor e minha melhor amiga começou a me falar “Brilha, estrela! Brilha!” (é, ela nunca tinha me ouvido cantar, por isso incentivou. Hoje ela se arrepende, rs...). Ela me ajudou a entender a ideia de que fomos feitos para isso mesmo, para guiar e iluminar... mas eu ainda não aceitava muito bem esse exemplo. Pra mim, a Lua continuava sendo o exemplo que Deus deveria ter usado na Bíblia, rs...

Mas então eu li o livro Você Pede Poder, Deus Concede Pressão e, em certo ponto, o autor tocou no assunto da glória de Deus, que reforçou essa noção de devemos ser portadores da glória de Deus. Não muito depois disso, o Pr. Eurípedes Mendes leu este versículo de Filipenses e tudo ficou tão claro!

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como estrelas no mundo.” Filipenses 2.15

Sabe porque as estrelas estão na Bíblia como exemplo a ser seguido e a Lua não? Eu amo a Lua, mas ela é inconstante, de fases, vive se movimentando e mudando, a luz dela depende das circunstâncias e, pra completar, ela se mostra como algo que não é. Sua luz é apenas externa, como uma imitação mal feita. Jesus não quer que a gente só se pareça com Ele, Ele quer viver em nós, quer nos transformar de dentro pra fora, como as estrelas. A luz das estrelas faz parte de quem elas são, elas são constantes, sempre brilhantes, não só por fora. Ou seja, elas são sinceras. A gente pode se guiar pelas estrelas porque elas estão firmadas. Por não mudarem, elas nos ajudam a encontrar o caminho. E, por fim, elas estão tomadas de fogo, sempre quentes, sempre vivas!

Se deixarmos Deus nos transformar pelo fogo, em estrelas, seremos a luz que guiará este mundo para Cristo. Ele é o Caminho que este mundo mergulhado em trevas está procurando. Deixe Jesus viver em você! Deixe que as pessoas vejam Jesus em sua vida.

Mas tome muito cuidado! Estrelas que param de brilhar viram buracos-negros sempre cercados de trevas e destruição. Não se afaste de Deus, o Pai das Luzes. E se você está longe d'Ele, corra desesperadamente pra Ele já, reacenda o fogo do Espírito Santo e não deixe-o apagar nunca mais! Brilha, estrela! Brilha!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)