sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Coração - Dominando a arte de sentir (Parte 1)


"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4:23

"Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração." Provérbios 23:19

Sempre que ficamos em dúvida sobre o que fazer buscamos um conselho amigo. Quando o assunto é romance, o conselho é sempre o mesmo: siga o seu coração. É o que as músicas nos ensinam, o que os filmes nos levam a crer. Tudo à nossa volta nos leva a viver pelos sentimentos. E é realmente um pensamento lindo, muito romântico... e surreal.

Mas por que, tantas vezes, quando seguimos nosso coração, acabamos ferindo os sentimentos de outros e até a nós mesmos? Por que, tantas e tantas vezes nós seguimos nossa emoção até chegarmos num beco sem saída? Por que, se o coração é tão certeiro, eu tenho a impressão de que ele não sabe o que está fazendo? Ou será que só eu percebi isso? Por que...?

Amados, queridos, irmãos. Estou muito feliz, pois creio ter encontrado a resposta para estas perguntas! Mas, antes de começar, preciso avisar: também sou novo neste assunto e estou aprendendo com vocês.


Coloquei aqui os três versículos que me ajudaram a enxergar essa verdade, mas antes de reler, vamos lembrar a história destes dois livros? Ok.

O livro de Jeremias foi escrito pelo profeta Jeremias (dã). Ele muito cedo (entre os 18 e 20 anos) teve que tomar uma decisão difícil, não, impossível: abrir mão de se casar e ter filhos para levar a Palavra de Deus ao povo de Israel, que nessa época já estavam totalmente egoístas, e buscando cada um sua própria vontade.

Já o Livro de Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão, conhecido como o mais sábio entre os homens. Ele escreveu a maioria dos provérbios, mas o livro também traz provérbios de outros sábios. Como ele mesmo escreveu: "Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam." (Provérbio de Salomão 2:2).

Ok, agora que vocês conheceram meus tutores, vamos começar!

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9

Foi aqui que eu descobri o nosso erro: como podemos dar ouvidos a alguém que é enganoso (falso; que engana) e perverso (traiçoeiro; que tem péssimas qualidades morais)? Como colocar nosso destino para alguém assim decidir??? Eu sei, é difícil aceitar, mas o seu coração NÃO É um motorista habilitado para conduzir a vida. Para entender melhor, vou dar um exemplo:

Tente imaginar o coração como uma criança: quando ele quer alguma coisa, faz pirraça, fecha a cara e começa a chorar! E nós pensamos "poxa, ele está sofrendo tanto! Vamos dar logo o que ele quer, pelo menos ele vai parar de chorar". E quanto mais você cede, mais mimado ele vai ficando. E toda vez que quiser alguma coisa, vai fazer pirraça, chorar, até que você dê o que ele quer. O coração não é mal, nem é nosso inimigo e, na verdade, ele apenas quer ser feliz! Mas será que você entende o quanto é perigoso deixar uma criança fazer tudo o que pensa ser legal? Se seu filho quiser meter o dedo na tomada, você vai dizer: "mete aí, seja feliz!!!" ?

O que você está dizendo, Ediel? Você quer que eu proiba meu coração de AMAR? Tá doido???

Calma gente! Paciência!!! Vamos continuar a ler os outros versículos e ver o final da história, ok? Mas como este artigo está ficando muito longo (e alguns leitores não querem esperar até que eu escreva o final para começar a ler) vou continuar esse assunto no próximo artigo. Paciência é uma virtude! [risos]

Mas desde já, o que você está achando do assunto? Concorda? Sem corda? Deixe sua opinião nos comentários e aperte o dedinho ali embaixo!



Leia também:

2 comentários:

  1. Acho que essa corda é bamba ahahaha :D

    O nosso coraçao faz da gente coisas que demoramos muito tempo pra entender. Vou contar um pouquinho sobre mim... Um dia eu acordei e pensei: acabou, o que eu sentia nao existe mais. Sofri, mas eu nao sabia porq me sentia desse jeito. Acho que o meu coraçao ficou confuso e até hoje procuro respostas. Então, sei que "Coraçao é terreno/terra que ninguem conhece", ainda tou explorando o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, essa corda é bamba mesmo e precisamos ser acrobatas! Equilíbrio é fundamental ;)

      Obrigado pelo comentário, Ítala! Foi muito importante pra mim ^^

      Excluir

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)