terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tentação (a carne é fraca?)


Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41
É uma desculpa comum de ouvirmos. "Ah, meu amigo... Pequei sim, mas quem não peca? Sabe como é, a carne é fraca...". O engraçado é que todo mundo (e quando eu digo todo mundo, quero dizer o mundo inteiro mesmo, até quem não conhece a Bíblia) só conhece este rabinho do versículo. Mas Jesus aqui fala COMO não cair em tentação e é um pouco disto que quero estudar com vocês. Primeiro, você pode me dizer (sem colar!) em que ocasião Ele ele disse isso? Vamos ler os dois versículos anteriores:

"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?"  Mateus 26:39-40
É, estas palavras foram (e ainda são) para os dorminhocos. Ou seja, quando você usa a desculpa da carne fraca, você está admitindo que estava dormindo, e é por isso que Jesus diz "Vigiai e orai", pois Ele sabe que estar atento é questão de sobrevivência e que uma vida de oração intensa é vital para não cair em tentação. Mas repare que antes mesmo alertá-los, Jesus faz uma crítica. "...nem uma hora pudeste velar comigo?" é o que Ele diz. Percebe? Uma hora é O MÍNIMO de oração que Jesus espera de seus seguidores! Por que? A continuação do texto explica: "...na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Isso quer dizer que podemos até amar a Deus, andar com Jesus e ser cheios do Espírito Santo, mas PRECISAMOS estar acordados e atentos ao que está acontecendo e cautelosos em cada passo que damos.

"...a carne é fraca". Acredito que o que Jesus realmente nos ensina nesta afirmação é que se vivermos ligados nas coisas deste mundo (a carne) e esquecermos das espirituais, não resistiremos à tentação. Mas qual tentação?

A tentação de NEGAR A CRISTO. Vimos que Jesus falou diretamente a Pedro no versículo 40 e veremos mais tarde Pedro negando a Jesus, três vezes! Pedro, que antes havia afirmado que morreria com Cristo (o espírito estava pronto), agora não resistiu à pressão do mundo (a carne foi fraca).

Outra desculpa que eu mesmo vivo dando pra mim mesmo e pra Deus é que tem vezes que simplesmente não dá pra aguentar a tentação, que é muito forte, "mais forte do que eu" são as palavras exatas que eu uso. Mas essa desculpa é TOTALMENTE FURADA quando perguntamos a verdade de Deus. Ele nos diz em Sua Palavra:
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."  1 Coríntios 10:13
É como se Deus estivesse nos dizendo: "Meu filhote, já facilitei tudo pra você. Tentação sobrenatural nem sequer existe, são todas humanas. Mesmo assim, vou cuidar para você nunca ter de enfrentar nenhuma tentação maior que suas próprias forças. E se você ainda está reclamando, vou te dar sempre uma saída na mesma hora em que for tentado. Quer mais moleza do que isso, queridão?"

Ou seja, só cai na tentação quem quer!

Já aprendemos que a oração é o meio pelo qual conseguimos ficar firmes em vista da mais dura tentação que vier, mas precisamos lembrar que oração é falar/conversar com Deus. E como toda conversa, um fala e outro responde. Falamos a Deus e Ele nos responderá através da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. E então responderemos de volta ao obedecer o que Ele nos disser. O salmista nos dá a chave para viver sem vacilar a cada tentação:
"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."  Salmos 119:9
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."  Salmos 119:11
É isso, gente. É o que tenho aprendido. Leia a Bíblia e fale com Deus diariamente, como se sua vida (ou morte) dependesse disso; porque, na verdade, ela de fato depende.


Esse foi um artigo diferente, falei de coisas que nem todos entendem e alguns discordam. Mas se essa palavra falou com você de alguma forma, deixe um comentário! Comentários e críticas são um combustível poderoso pra todo blogueiro :)


Um comentário:

  1. Pode funcionar como mts tapas na cara, mas com certeza achei a melhor maneira de se expressar e expressar a Vontade de Deus! foi show!

    ResponderExcluir

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)