domingo, 28 de novembro de 2010

Perdão





Na navegação antiga, costumava-se amarrar uma corda na ponta externa do vergalhão da vela principal e prendê-la na amurada do navio. Porém, em dias de vento forte, um marinheiro ficava encarregado de esticar ou afrouxar a vela, conforme a força do vento.

Se ele mantivesse a vela frouxa, perdia-se velocidade. Por outro lado, se ele mantivesse a vela esticada demais, o vento podia rasgá-la ou, até mesmo, fazer o barco capotar.

Este ato de afrouxar a vela era chamado de PERDÃO. O capitão gritava com ele: "Perdoa!". Isto é, deixa o vento passar.

Perdoar é isso, DEIXAR PASSAR!

Na última postagem, busquei expressar um pouco da importância do amor, não foi? O maior dos mandamentos, a qualidade mais importante que todos deveriam buscar. Você conseguiu realizar meu Desafio de Amar? Está pronto para outro? Ah, tenho certeza que sim!

Hoje mais uma vez eu te convido a parar e pensar comigo: você pode afirmar sinceramente que é uma pessoa perdoadora? Como vimos acima perdoar é deixar passar, não guardar certas palavras ou atitudes de outros, não guardar sentimentos como amargura, mágoa ou ódio, mas deixar que siga, liberar.

O perdão, assim como o amor, é uma atitude e não um sentimento. É uma decisão que você toma conscientemente. Apenas depois dessa decisão (e às vezes muito depois) é que vem o sentimento. Compliquei demais a coisa? Calma... até o final desse artigo espero descomplicar tudinho. Vem comigo!

O mais importante é que você entenda hoje que você não pode mais ficar esperando "aquela" paz nascer para, só então, perdoar. Perdoe antes que quem lhe feriu mereça seu perdão. Perdoe antes que você sinta vontade. Perdoe, pois quem mais perde a chance de viver em paz é você mesmo.

E você deve estar pensando: Ah, é muito fácil pra você falar, quero ver você fazer! Realmente, é muito mais fácil falar e seria bem cômodo se eu apenas falasse. Mas tenha certeza de que aqui eu só escrevo o que já tive de enfrentar em minha própria vida. Acreditem, eu sei como pode ser difícil perdoar alguém que não faz a mínima questão de ser perdoado e que talvez nem saiba que te causou tantas feridas, tanta dor. Mas desde que eu entendi a importância de perdoar, mudei completamente meu estilo de vida! E estou umas 490 vezes mais feliz e em paz. [Atualização: após escrever esse artigo, tive de tomar novamente a decisão de perdoar novamente muitas e muitas vezes. Em quase todos os casos, a paz só veio depois de praticar o Desafio do Perdão].

E para quem conseguiu realizar o Desafio de Amar, eu complemento: não é possível amar completamente sem perdoar completamente. E digo mais! Um amor pela metade é só uma cópia pirata do Amor verdadeiro, este sim, poderoso para tocar corações e mudar vidas.

O Desafio do Perdão vai ser pesado, mas é setenta vezes sete mais recompensador que o Desafio de Amar. Como vai ser? Decida perdoar quem te machucou, humilhou e desprezou. Diga: eu perdoo o Fulano da Silva e Silva por ter feito isso e isso. Se for necessário, repita toda vez que a lembrança da pessoa ou da situação voltar a te causar dor.

Com certeza enquanto você lia este artigo teve um nome se repetindo na sua mente. Um nome que você nem gosta de lembrar. É essa pessoa que você precisa perdoar para ser livre. Sei que isso é pedir demais, mas se eu - o cara mais amargurado e duro de coração do sistema solar - consegui, então você também consegue fácil! É só não desistir. E quando você alcançar a paz, vai perceber que amadureceu muitíssimo emocionalmente e estará pronto para ler o meu próximo artigo!

Os resultados serão visíveis em sua vida!

Gostou do artigo? Odiou? Conseguiu realizar O Desafio de Perdoar? Abra o seu coração nos comentários e deixe-nos ouvir sua história. Prometo que vou ler com muita atenção e responder a cada um. Caso prefira, existe a opção de comentar como anônimo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)