domingo, 31 de março de 2013

Páscoa

"Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.
A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é comercialmente mais interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima." 
Fonte: pt.Wikipedia.org
Essa coisa estranha, ritualística e um tanto macabra é o que normalmente se pratica nessa data. Sério, não tenho nada contra um bom chocolate! Mas me parece que ainda hoje o mundo continua tentando matar Jesus, desta vez com ovos de chocolate.
Para tentar explicar e relembrar o verdadeiro sentido da Páscoa, quero mostrar o que o próprio DEUS ordenou na primeira Páscoa:
"22-Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
23-Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
24-Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre."
Êxodo 12:22-24

Pra sempre? Ora, quem é que passa sangue de cordeiro nas portas hoje? Eu não passo. Nem conheço alguém que faça isso. Por esse motivo, podemos entender que DEUS está falando sobre a salvação que veio em Jesus! Vamos entender essa linguagem:

Sangue = a marca da salvação em Jesus; a vida que foi entregue por nós; o Espírito Santo.
Casa = lugar de vida/segurança..
Noite/manhã = tempos de trevas/luz.
Egito = nossa vida antes de Cristo; o lugar de onde fomos tirados.
O destruidor = a morte.


Trazendo para os nossos dias, acredito que ficaria algo como:
22-Então, tome o seu coração e mergulhe-o na salvação que foi derramada na cruz, e a vida de Jesus esteja nas entradas de sua vida; porém nenhum de vocês saia desta vida (marcada, selada, consagrada) durante este tempo de trevas, até que Jesus - a resplandecente estrela da manhã - traga a luz de um novo dia, que é a segunda vinda (quando seremos totalmente livres da morte, de uma vez por todas, pela ressurreição de Cristo).
23-Porque o SENHOR virá para julgar o mundo, porém quando vir a marca da salvação (que é o Espírito Santo) preservando as entradas de sua vida (olhos, ouvidos, coração...), o SENHOR livrará aquela vida e não deixará a morte (física nem espiritual) entrar em sua vida, para vos ferir e destruir.
24-Portanto, este será o caminho para a salvação e deverá ser seguido em todas as gerações para SEMPRE.

Agora, relembrando a história:
"Segundo a Bíblia, Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas, disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida." Fonte: Wikipédia
Tudo isso foi uma prévia do que viria a acontecer com Jesus. Ele é o Cordeiro que foi imolado para que nós fôssemos livres da morte! MAS para que sejamos verdadeiramente livres É PRECISO ter a atitude de "passar o Sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas", pois apenas "se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

Experimente a Páscoa hoje! E o que DEUS ordena é: não saia mais da Vida em Jesus. Pois o mundo está em trevas, e a morte vem. Jesus fez a parte dele: derramou o Sangue que livra da morte e nos oferece este livramento. Agora cabe a nós aceitar ou não Seu sacrifício. Cabe a nós marcar ou não as entradas de nossas vidas e corações com JESUS.

Isso é Páscoa! Decida ter uma Feliz Páscoa a partir de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)