quinta-feira, 6 de março de 2014

Como Curar/Evitar um Coração Ferido

 
"Quando você fica fazendo "test-drive" com seu coração, testando vários relacionamentos, você se assemelha aos carros. Depois de usados, se desgastam e perdem o valor original." Via Corte, Atitude Radical
Nem sempre eu fui tão radical. Houve um tempo em que eu simplesmente não enxergava nada. E depois passei a enxergar. E depois fechei meus olhos pra algumas situações e pensei que seria uma opção aceitável ser menos radical em relação a relacionamentos, namoro, sentimentos, etc...

Mas eu tenho visto tantos amigos feridos ferindo a outros, aumentando assim as próprias feridas e fazendo com que estes outros, agora feridos, machuquem a outros e outros por conta das feridas causadas. Pra onde eu olho vejo corações já quebrados, corações sendo quebrados e corações em risco de se quebrar, e fico me perguntando o que posso fazer pra evitar tantos cacos pelo chão! Quais conselhos ou dicas eu posso dar que te ajude a guardar seu coração ou a cuidar de um coração já destruído?

As coisas mudaram quando eu decidi – fui forçado a – abrir meus olhos. Tenho visto o que acontece, e como as coisas funcionam. Como seriam incríveis as mudanças, as curas, se apenas entendêssemos a importância de guardar o nosso coração! Isso é tão importante e tão profundo que o artigo acabou ficando bem grandinho, mas peço que você leia com paciência. Os conselhos que vou dar, foram os que mudaram minha vida pra melhor e me ajudaram a amadurecer neste assunto.


Parte 1 – AOS DE CORAÇÃO INTEIRO

Quando falo de coração, não me refiro ao órgão físico que pode ser doado, me refiro à parte de nós que é responsável por todas as nossas decisões passadas, presentes e futuras, e por tudo o que aconteceu e vai acontecer das nossas vidas. Não é pouca coisa, não! E por isso, a primeira dica de ouro que te dou é que...

O SEU CORAÇÃO NÃO É UM BRINQUEDO. O coração é o centro de toda nossa vida e é extremamente frágil. Uma vez quebrado, é quase impossível reconstruí-lo. Se você ainda tem seu coração inteiro, por favor não brinque com ele! Em nome de Jesus, não faça isso! De fato, você não conseguirá recuperá-lo sozinho(a), então não faça pouco caso, não pense "o coração é meu, faço o que eu quiser com ele". Porque, na verdade...

O "SEU" CORAÇÃO NÃO É SEU. Em primeiro lugar, nosso coração pertence (ou deveria pertencer) ao SENHOR, nosso Deus. Por que? Porque Ele nos criou e nós pertencemos a Ele assim como um quadro pertence ao seu pintor, ou uma escultura ao seu escultor. Numa analogia bem tosca: um CD do Beethoven não é "feliz" se não tocar música, uma lâmpada não é "feliz" se não iluminar e nós não somos felizes se não fizermos aquilo para o qual fomos criados. Mas só o seu Criador sabe qual é o seu propósito e como cumpri-lo, e por isso é tão importante que a gente esteja em constante contato com Ele pra saber o nosso papel nessa vida. Em segundo lugar, seu coração pertence ao seu futuro marido ou esposa. Mas isso é tema pra outro artigo. Por enquanto, o importante é que você...

NÃO SE AFOBE, pois quanto mais você se agoniar, mais crescem as chances de você enxergar um príncipe (ou princesa) quando olhar pra um sapo (ou rã). A natureza do sapo, de acordo com os contos de fadas, é procurar uns 'beijinhos fáceis'. A natureza dos verdadeiros príncipes, de acordo com a Bíblia, é resgatar a princesa e ser um modelo de Cristo. E a natureza das verdadeiras princesas, de acordo com a Bíblia, é esperar pelo noivo, santa e imaculada, e ser um modelo da Igreja. A natureza de ambos é honrar um ao outro por todos os dias de suas vidas. TODOS os dias, até os dias de solteiro(a). Essas dicas te ajudam a escolher melhor? Talvez elas te ajudem pra que você...

NÃO SEJA UM SAPO. Não pense que vai estar protegendo seu coração se você sair por aí ficando, beijando e coisando apenas por "diversão", pensando que se envolver "sem sentimento" vai te evitar de sofrer. Como eu já falei aqui, há um grande e terrível problema em tentar bloquear o coração: você levanta uma parede pra tentar se proteger de feridas, mas essa parede na verdade é uma concha que não bloqueia só as feridas, mas também o amor! E assim você não consegue mais receber o amor de ninguém  nem dos seus amigos e amigas – da maneira correta. Quando isso acontece, você fica com aquele sentimento de "eu não tenho valor" e "ninguém me ama de verdade", mas o que realmente aconteceu é que você se fechou para o amor. O coração já muito ferido, se entrega facilmente e desiste facilmente. Cada vez mais, você vai precisar ficar mais vezes, beijar mais, fazer mais coisas que vão estragar seu coração cada vez mais rápido. Como evitar que isso aconteça? Busque o Amor verdadeiro, na fonte de todo amor: Jesus. Sim, Jesus. Quem é Jesus? Bom, eu gosto de chamá-lO de Meu Elemento X!


Parte 2 – AOS DE CORAÇÃO FERIDO, MACHUCADO, TRINCADO, QUEBRADO, DESPEDAÇADO OU LASCADO...

Se você já passou por experiências que deixaram seu coração em cacos, eu tenho boas novas: conheço Alguém que pode te REFAZER! Mas pra isso Ele vai precisar te DESFAZER primeiro. Só existe uma cura pra um coração ferido e quebrado: o bálsamo de Gileade precedido por quebrantamento/arrependimento. Reconheça: "Eu entreguei meu coração para quem não devia", ou "Eu coloquei alguém no lugar que pertencia a Deus" (idolatria também acontece aqui), ou ainda "Eu fiquei num lugar que não me pertencia e quis disputar com Deus ou com o futuro cônjuge dessa pessoa com quem me relacionei (estou me relacionando)".

Olha que legal o que eu aprendi recentemente, são os Passos para Quebra de Laços entre Almas:

RECONHECER > ARREPENDIMENTO > RENÚNCIA > QUEBRA DE LAÇOS > RENOVAÇÃO DE ALIANÇA (e no final eu acredito que cabe um AGRADECIMENTO, né?)

O resultado final desse processo é LIBERTAÇÃO!

Cada passo desse processo deve ser feito em oração diante de Deus (de preferência com a ajuda de seu pai). Confesso que tive dificuldade em todos esses passos e onde eu mais travei foi logo na hora de...

RECONHECER. Que eu estava fora da vontade de Deus, que eu tinha perdido o foco, reconhecer que eu havia levantado um ídolo, não de ouro ou prata, mas de carne e osso (e sorriso bonito). Quando a ficha caiu e eu percebi o que estava fazendo e como havia me afastado de Deus, fui quase que imediatamente levado ao...

ARREPENDIMENTO. Por todos os momentos em que eu priorizei estar com a "mulher dos meus sonhos" ao invés de estar com o DEUS que me deu a Vida! Arrependimento sim, e muito! Por ter escolhido andar pelo caminho mais difícil, mais doloroso, mais distante do "...caminho sobremodo excelente" (1 Coríntios 12.31b) de Deus. Conheci alguém que costumava dizer "eu sei que errei, mas não me arrependo de nada", referente aos relacionamentos pelos quais essa pessoa já tinha passado, e eu mesmo já cheguei a dizer isso! Mas há um grande problema aí, porque se não houver arrependimento e quebrantamento de coração, vai faltar convicção suficiente para dar o próximo passo, na direção da...

RENÚNCIA. É outro passo que me doeu bastante. Se quiser ter seu coração de volta, você vai precisar renunciar a todas as promessas que te foram feitas, todas as palavras de amor eterno que não foram (e nem poderiam ser) levadas a sério, todos os toques de "carinho" que tiveram um valor a mais ou um sentido duplo (seja sincero consigo mesmo), todos os momentos que poderiam ser partes de um filme romântico ou até um censurado (em muitos casos). Renunciar significa abrir mão de tudo o que você recebeu da pessoa. Isso pode incluir conversas salvas, presentes e até cartas. Livre-se dessas coisas! Renunciar é preciso. Porque esse processo de abrir mão já é parte da "devolução" que vai precisar acontecer quando você começar a fazer a...

QUEBRA DE LAÇOS entre almas. Quando você se envolve com alguém, suas almas meio que se ligam, sabia? Mas todas as vezes que essa ligação acontece fora do plano perfeito e saudável do casamento, se torna prejudicial. Tão prejudicial que pode até mesmo amaldiçoar seus futuros relacionamentos! Laços entre almas podem ser feitos através de contato físico ou admiração excessiva (e no caso do ato sexual um laço entre almas também é criado, mas a coisa é ainda pior porque também ocorre a transferência de demônios). Por isso, decida QUEBRAR todos os laços já! Como? Em oração, diante de Deus, tome de volta o pedaço da sua alma que está com a pessoa e devolva a parte da alma dela que está com você. Ah! Esses laços não existem apenas quando você não consegue se desapaixonar pela pessoa; na maioria das vezes ele também é revelado quando você não consegue abandonar a mágoa, ódio, ou outros sentimentos do tipo. Quebre estes laços, já! Talvez você precise de ajuda, nesse caso não tenha vergonha de pedir. Meu pai me ajudou nesse processo e essa é a melhor coisa que você pode fazer, pois o pai é o detentor das chaves para o seu coração (seja ele um bom pai ou não). Talvez os laços que precisem ser quebrados, sejam laços de ódio contra seus pais, nesse caso eu recomendo que você busque um líder pra te ajudar neste processo de perdão. Com os laços quebrados e com todo tipo de alianças desfeitas, é hora de uma...

RENOVAÇÃO DE ALIANÇAS com Deus. Quando você entregou seu coração, você não falhou apenas com seu futuro cônjuge, mas, principalmente, você pecou contra Deus. Seja com pecado de lascívia e imoralidade sexual, ou com idolatria e falta de confiança em Deus, com rebeldia e desonra contra seus pais, você pecou. Tome a decisão de abandonar esse pecado e consagre seu corpo novamente para ser a habitação de Deus, o Templo lindo do Senhor! Renove a aliança de não mais profanar este templo que é o seu próprio corpo e de esperar o comando de Deus. Decida obedecê-Lo e segui-Lo. Dá uma lida em Jeremias 31.31 (um dos meus versículos favoritos) e entenda qual é o tipo de Aliança que Deus quer com você, e manda a ver.

Sei que o texto ficou bem grandinho, mas  que é legal o fato de você ter uma chance de recuperar seu coração e poder amar completamente a quem de direito? Por favor, deixe seu comentário (ele pode ajudar a outros) e se esse artigo te ajudou de verdade, compartilhe e ajude a outros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)